Vamos entender um pouco de colorimetria capilar

Olá meninas! Resolvi fazer um post sobre colorimetria capilar, pois acho que é a dúvida de toda mulher que pinta os cabelos, principalmente as loiras. Lembrando que eu não sou cabeleireira, mas acabei aprendendo um pouquinho com as aventuras capilares da minha vida. rs

Por conta destas aventuras, acabei por conta própria aprendendo algumas coisinhas, e a primeira coisa que aprendi é que se você quer ter um cabelo com uma cor bonita, precisa entender um pouco de cores.

Primeiramente vamos esclarecer o que é esta tal de colorimetria.  Colorimetria é o estudo das cores e suas composições. A colorimetria tem aplicação em todas as áreas que tem ligação com as cores, como a fotografia, arte digital, publicidade e etc. Aqui iremos discutir a aplicação das cores nos cabelos, ou seja, a colorimetria capilar.

Ao compreendermos os princípios da colorimetria capilar, nos tornamos capazes de tomar melhores decisões em relação a cor desejada para seus cabelos, prever possíveis resultados e prevenir resultados indesejados e corrigi-los quando necessário.

ESTRUTURA DO CABELO

A estrutura dos cabelos é formada por três partes concêntricas:

  • CUTÍCULA (parte externa)
  • MEDULA (centro)
  • CÓRTEX (a verdadeira estrutura)

1. A CUTÍCULA é formada de células planas ou escamas que se posicionam como telhas de um teto.
2. A MEDULA é a estrutura central do cabelo, parecida com uma coluna, com uma densidade celular baixa.

3. O CÓRTEX  estas células contém os pigmentos que causam a origem da cor natural dos cabelos, representa até 90% do peso natural da fibra.

A cor dos cabelos se deve à melanina presente no córtex. Existem 2 tipos de melanina:

  • Eumelanina- onde predomina a cor castanhada ou preta.
  • Feomelanina- que constitui a cor vermelhada e amarelada.

Todos nós temos os dois tipos de melaninas presentes nos cabelo, o que difere a cor dos cabelos são as quantidades produzidas na raiz do cabelo destas melaninas. Essa produção é determinada geneticamente, mas pode sofrer oscilações ao longo da vida por alterações dos hormônios,  puberdade, gravidez, menopausa e etc. Para modificar a cor dos nossos cabelos, a ação da tintura abre as cutículas do fio – penetra na fibra capilar até o córtex, que é onde estão os pigmentos naturais – degenera parte da pigmentação natural pela ação da água oxigenada, ao mesmo tempo que deposita os pigmentos da tintura em seu lugar. Na descoloração, o descolorante apenas retira os pigmentos naturais, por isso deve-se SEMPRE matizar as mechas, pois o resultado apenas da descoloração, mesmo obtendo um bom resultado, sempre fica artificial.

CONCEITOS BÁSICOS DA LEI DA COR

Existem três cores primárias (azul, amarelo, vermelho) que misturadas entre si dão vida as cores secundárias (verde, laranja, roxo). A união destas seis cores é o preto.

No caso das tinturas, o número depois da vírgula significa:
,1 CINZA (azul)
,2 IRISADO (roxo)
,3 DOURADO (amarelo)
,4 COBRE (laranja)
,5 ACAJU (vermelho/roxo)
,6 VERMELHO (vermelho)
,7 MATE (verde)

TONS

  1. Preto
  2. Moreno
  3. Castanho Escuro
  4. Castanho
  5. Castanho Claro
  6. Louro Escuro
  7. Louro
  8. Louro Claro
  9. Louro Claríssimo
  10. Louro Platinado

COMO LER OS NÚMEROS DAS NUANCES:

O primeiro número indica :

ALTURA DE TOM …………………………………..= 8 Louro Claro

O segundo número indica :
REFLEXO PRINCIPAL …………………………….= ,5 Acaju

O último número indica :
REFLEXO SECUNDÁRIO………………………….= 2 Irisé

8,52 = Louro Claro Acaju Irisé

REGRAS:

  • O reflexo secundário reforça o reflexo principal.

8,3 = Louro Claro Dourado
8,33 = Louro Claro Dourado Quente
7,4 = Louro Cobre
7,44 = Louro Cobre Intenso

  • O zero após a virgula atenua o reflexo principal.

8,03 Louro Claro Natural Quente
8,01 Louro Claro Natural Prateado

FAZENDO A CORREÇÃO DA COR

Para ressaltar um reflexo, utiliza-se o corretor correspondente :
AMARELO – ,3 DOURADO
VERDE – ,7 MATE (VERDE )
AZUL – ,1 PRATEADO
ROXO – ,2 IRISÉ
VERMELHO- 6 RUIVO

Na escolha do corretor para anular um reflexo, precisamos levar em consideração o princípio da colorimetria. Cada cor primária em oposição à sua secundária se anula. Desta forma, para amenizar tons amarelos e dourados, precisa-se da pigmentação roxa que vem em produtos desamareladores, tonalizantes com a terminação ,2 (Irisado). E para amenizar tons alaranjados, precisa-se do pigmento azul, encontrado por exemplo nos tonalizantes acinzentados terminados em ,1 .

Para sabermos o que neutraliza o que usamos a Estrela de Oswald.

Exemplos:

  • Para anular um reflexo VERMELHO, utiliza-se o corretor VERDE ;
  • Para anular um reflexo AMARELO, utiliza-se o corretor ROXO;
  •  Para anular um reflexo LARANJA , utiliza-se o corretor AZUL..

Se temos um cabelo que puxa pro vermelho e queremos usar um marrom (que contém vermelho), podemos usar um tom de marrom que tenha reflexo mate (verde), para que o resultado final seja um marrom frio, fechado, ao invés de um marrom avermelhado.

O cabelo loiro, conforme desbota puxa pro amarelo e ás vezes puxa também pro cobre. Só que amarelo e laranja são diferentes, e muitas vezes confundimos um com o outro. Quando o cabelo está amarelo, o primeiro impulso é jogar um tonalizante ou banho de brilho acinzentado, só que  amarelo com azul dá verde, então seu cabelo pode esverdear, o famoso cabelo chumbado.

É importante prestar bem atenção na hora da tonalização e matização. Por exemplo, você quer quebrar alguns reflexos acobreados, mas também tem reflexos amarelos, então você acrescenta uma tinta que tenha irisado e uma que tenha cinza em sua mistura.  Em equilíbrio é claro, para não puxar muito nem para um lado nem para o outro.

Por isso se deve sempre analisar bem quais os reflexos presentes no cabelo antes de optar por esta ou aquela nuance, para saber direitinho o que você quer neutralizar e o que você quer reforçar.

No geral, para neutralizar tons AMARELADOS E DOURADOS usa-se o tom irisado (roxo / violeta). E para neutralizar tons ALARANJADOS usa-se o tom cinza ou azul.

Usando shampoos desamareladores

Existem no mercado shampoos de várias marcas criados especialmente para esta finalidade. São shampoos normais, porém possuem uma coloração roxa, que após várias lavagens podem reverter/amenizar o tom amarelado. Eles são mais usados para manter o tom claro e não amarelar, mas podem neutralizar um pouco o efeito em cabelos já amarelados. Como exemplo, temos o Loreal Silver, que foi formulado para cabelos grisalhos, porém serve muito bem para os loiros.

Banho de Brilho

Essa técnica parece ser uma das mais usadas, por ter uma química leve e não agredir os cabelos. Funciona mais ou menos como um shampoo tonalizante. Tem receitinha aqui. É só escolher o tonalizante que melhor se encaixa ao seu problema.

Usando Violeta Genciana

Muitas pessoas utilizam Violeta Genciana (remedinho de farmácia, custa menos de cinco reais) para quebrar o amarelão, já que é exatamente o tom roxo que possui a capacidade de quebrar os tons amarelo e dourado. Pode-se colocar no shampoo, assim obtém-se um efeito similar ao dos shampoos especiais roxos/azuis/cinzas que eu já citei mais acima. Pingue gotas dentro do frasco de shampoo até ele ficar bem roxinho .  Não dá muito certo colocar no condicionador, pois pode manchar os cabelos. Então, aplique o shampoo normalmente. Na primeira lavagem você pode deixar uns 10 / 15 minutos para o efeito ser maior.

A Tatiana Lobo, do blog, A Busca da Beleza tem dicas incríveis sobre este assunto:

Depois de compreender este universo das cores, o segundo passo é analisar bem que cor está o seu cabelo para poder então escolher a melhor matização de acordo com o resultado desejado. E o mais importante de tudo, aprendi errando que o barato sai caro minha gente, não adianta, quem quer ficar loira tem que investir em BONS PRODUTOS, optando sempre por PRODUTOS PROFISSIONAIS, fuja dos de farmácia.

As tintas e tonalizantes de farmácia não tem a mesma pigmentação das profissionais, é comum uma tinta 8 dessas Ganier, Cor e Tom, dar um resultado diferente da tintura 8 da Color Perfect ou da Alfaparf.

A mesma regra aplica-se para os descolorantes, opte SEMPRE pelo PÓ AZUL, e dê preferência a marcas profissionais também, como o Super Meches da Alfaparf , descolorante Igora ou Blond Me, ambos da Schwarzkopf, descolorante Tec Italy. E tente comprar a oxigenada da mesma marca do descolorante, pois eles foram criados para trabalharem juntos, assim você obtém um melhor resultado.

E a última dica, clareie com calma, vá cuidando do cabelo fazendo sempre hidratação, nutrição e reconstrução, falei delas aqui, e tenha muita paciência.

Desculpem o mega post! Espero que tenham esclarecido as nossas dúvidas.

Ainda tem dúvida? Pergunte-me nos comentários.

Beijocas

Cecília Senra

About these ads

151 Comentários on “Vamos entender um pouco de colorimetria capilar”

  1. Iolanda disse:

    Que otimo é muito bom ter as boas informações!!mas fiquei com uma duvida fiz luzes loiras,mas minha base Ja tinha uma coloração castanho escuro que eu fiz Ha unseses,So que as minhas mechas estão puxando pelo cobre e doudaro!!
    O que devo usar para amenizar essas cores horríveis?sua receitinha que vc tem num outro post que seu cabelo ficou loiro acinzentado?banho de brilho prata+pastel?
    Eu quero chegar a um loiro entre platinado e cinza!!obrigado!! ;)

  2. Te respondi lá no outro post. Como disse, vc pode ir fazendo banho de brilho pra amenizar os tons indesejados ou refaz tudo de novo. A receita do banho de brilho com tonalizante, vc precisa de duas pigmentações, uma para quebrar o cobre e outra para quebrar o dourado, assim vc precisa do irisado e do acinzentado. Como falei lá no outro post que te respondi. Por exemplo, 1/4 do tonalizante Richesse 9.01 + 1/4 do tonalizante Richesse 9.02 misturados. Nunca usei o Keraton Prata + Pastel, mas vi na net que o Pastel tb elimina os tons amarelados e alaranjados, porém sem escurecer tanto os cabelos como o Keraton Prata. Achei aqui uma menina que usou os dois : http://vilamulher.terra.com.br/banho-de-brilho-com-keraton-prata-e-keraton-pastel-9-9030647-6334-pf-danilimacontato.php.

    Qualquer dúvida é só falar.

    Beijocas

  3. Iolanda disse:

    Oups desculpa não tinha visto!!
    Obrigada pela sua dica!Espero q ira melhorar Porq to achando feio!!
    Sobre a sua receita,vou tentar mas tenho tanto medo de dar errado, ou escurer por usar o cinza..aff…e sobre cabelereiro de confiança é complicado,Porq eles botam a faca!!e não posso ir no cabelereiro todos os meses ninguém agüenta!!mas eu agradeço por ter me ajudado..vou continuar seguindo lhe é muito bom ter dicas de pessoas q tiveram uma trajetória semelhante a nossa!! Bjj

  4. Tenta e vem me contar o resultado depois! rs
    Como vc tem medo de acabar escurecendo, uma boa opção é usar o Keraton Pastel + Keraton Prata, receita que tem no link que te passei no comentário anterior. Essa mistura é exatamente para cabelos mais platinados, para eliminar os tons amarelado e laranja, sem que escureça as madeixas. Depois me conta qual vc fez, e o segredo para ambos, o banho de brilho com tonalizante, ou com Keraton Prata, ou Keraton Prata + Pastel, é não deixar muito tempo nos cabelos e ir verificando no espelho o tom desejado.

    Boa sorte! E obrigada pelo retorno! Eu que agradeço! Estou aqui pra nos auxiliarmos.

  5. erica cristina disse:

    to com um cabelo loiro laranjado e quero clarear …qual tinta eu uso?^?/

  6. É meio complicado indicar uma solução sem ver o cabelo. O que posso te aconselhar assim no escuro, é, se a coisa estiver muito feia, é preferível você tingir seu cabelo com uma tinta mais próxima possível de sua cor natural, por exemplo se for um castanho escuro, use uma tinta 5. Para quebrar o laranja, você necessita de uma tinta com terminação .1, que são os reflexos acinzentados, pois eles quebrarão o laranja. Como expliquei no post.
    Como você quer clareá-lo, só recorrendo mesmo ao pó descolorante, pois tinta não clareia tinta. Apenas quem é loira natural e quer dar uma clareada de 1 a 2 tons acima de sua cor é que a tinta funcionaria para clarear, ainda assim poucos tons acima do natural. Para quem tem cabelos escuros e quer ficar loira, o ideal é abri a cor fazendo luzes, de preferência usando pó descolorante azul, pois ele evita que a descoloração abra alaranjada. E o mais importante é matizar as luzes para que elas fiquem na tonalidade esperada, com matizadores acinzentados, existem vários no mercado, como o Keraton Prata e o Magic Color. Tudo isso é meio complicadinho de fazer em casa, mas se vc tem uma certa habilidade com cabelos, pesquisar bastante sobre e usar bons produtos, vc pode conseguir um bom resultado mesmo que fazendo em casa.
    Nestes posts você encontrará dicas sobre luzes:
    http://belezaesperta.wordpress.com/2012/06/11/em-busca-das-luzes-perfeitas-parte-ii/
    http://www.abuscadabeleza.com/2011/01/como-consertar-o-loiro-laranjado.html

    Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida é só perguntar.

    Beijos

  7. rozimar cangussu disse:

    oi para que serve aquele corretor vermelho cv da italian collor ! como tirar um chumbado do cabelo?

  8. Normalmente o corretor vermelho é utilizado para ressaltar reflexos vermelhos na coloração. Observando a estrela de Oswald, o pigmento vermelho quebra o pigmento verde, no caso quando o cabelo fica chumbado. Você pode tirar o chumbado do cabelo usando shampoo anti-resíduos para remover o tonalizante mais rapidamente. O shampoo anti-resíduos é indicado para retirar os resíduos de cremes para pentear, máscaras, condicionador e inclusive tonalizantes. Só que é um processo mais lento, ou então você pode fazer um banho de brilho usando a receita que dei neste post http://belezaesperta.wordpress.com/2012/04/18/banho-de-brilho-loiro-acinzentado-parte-ii/ porém com um tonalizante com terminação .6 que terá o pigmento vermelho que quebrará o verde do chumbado, como o tonalizante 9/36 da Color Touch, por exemplo.

    Desculpe a demora em responder. Espero ter ajudado.

    Beijos

    Cecília Senra

  9. silvia lene disse:

    mt bom, aprendi mt, parabens…

  10. Elaine do rosario disse:

    Gostei muito do que vc disse, sou cabelereira e aprendi muio com vc.

  11. Elaine fico muito feliz pelo seu comentário e por ter ajudado você de alguma forma.

    Beijinhos e volte sempre!

  12. Chayene disse:

    Muito bom faço curso de cabeleireira e precisava fazer uma pesquisa e o mais incrível é que tudo que o que eu precisava encontrei aqui beeijos e continue fazendo esses posts lindos!

  13. aline disse:

    Adoreiiii o post parabéns

  14. cinara disse:

    Oi adorei o post, estou fazendo um curso de cabelereiro, e tive uma aula de colorometria, confesso que suas dicas foram esclarecedoras para mim bjs

  15. Cinara muito obrigada pela visita e pelo elogio. São comentários como este que nos impulsionam a continuar com o trabalho.

    Sucesso nesta empreitada.

    Bejinhos e volte sempre.

  16. leydhy disse:

    ameiiii tudo q lii atualmente faço um curso de cabelereira e isso aqui explica muito bem detalhado o que venho aprendendo

  17. vanusa disse:

    Adorei…

  18. edilara disse:

    amei as dicas pois, faço curso de cabelereiro muito bom otimo continue assim pois vc n sabe o quanto me ajudou.

  19. Vanúsia disse:

    Oi Cecília,
    Maravilhoso seu post. Muito esclarecedor e bastante detalhado. Não deixa a desejar à informações de profissionais da área. Estou na última etapa do meu curso de cabeleireiro, onde estamos nos aprofundando na colorimetria. Tenho pesquisado bastante sobre o assunto na internet. Lendo seu post, dispertou-me uma dúvida:
    Caso me depare um cabelo com tons, amarelo, alaranjado, verde e vermelho, e que a cliente deseje uniformizar a cor ficando com o louro. Que procedimento devo adotar? quais tonalidades usar?

    Bjos… Fico no aguardo

    Vanúsia

  20. Olá Vanúsia!

    Muito obrigada pelos elogios! Num caso extremo como este eu vejo três saídas. A primeira e a mais segura, no meu ponto de vista, é escurecer este cabelo tingindo-o com uma cor mais próxima possível da cor natural da cliente, num castanho escuro seria aplicado uma tintura 5. Pois desta forma o cabelo ia ficar uniformizado, e a partir daí, ir clareando com luzes. Logicamente que não seria na primeira sessão de luzes que a pessoa ia ficar loiríssima, mas vale a pena ter um pouco de paciência e cautela, e ir abrindo a cor aos poucos, a cada sessão de luzes, e no intervalo entre elas, recomendar muito tratamento para recuperar os fios.

    A segunda opção, se a pessoa quiser uniformizar este cabelo num tom de loiro usando uma tintura permanete, teria que ser feita uma mistura de tinturas. Para neutralizar os tons amarelos e alaranjados teria que ser aplicada uma tintura que contenha as nuances acinzentado e o irisado (pigmentos azuis e violetas), uma 9.12 por exemplo. Tem marcas que já tem uma tintura que contenha os dois reflexos juntos, como o tonalizante Richesse da L’oreal 10.21. Quando não possui, o profissional deve obter os dois reflexos misturando as tinturas com cada reflexo diferente. Do mesmo modo seria feito para neutralizar os reflexos vermelhos e verdes. Teria que achar uma tintura que já contenha os reflexos vermelho e o mate juntos, uma que tivesse a terminação .76 ou .67. Caso não tenha, misturá-los manualmente. Sendo assim, teria que ser feita uma mistura com duas tintas (tendo cada uma dois reflexos, por exemplo 9.12 + 9.76) ou misturar 4 bisnagas de tintas diferentes (uma com cada reflexo: 9.1 + 9.2 + 9.6 + 9.7). Acho que dessa forma poderia até chegar num tom mais harmônico, porém não sei se uniformizaria totalmente o cabelo, só fazendo mesmo para saber.

    Existe também a opção de fazer uma decapagem no cabelo, que é a retirada dos pigmentos artificiais deste cabelo, seria uma forma de limpar totalmente os fios, e aí tingi-lo com a tonalidade de loiro escolhida pela cliente. O problema da decapagem é que agride bastante o cabelo, por isso ele deve estar bem saudável para aguentar a agressão.

    Meu conselho é apresentar todas as opções para a cliente, dizendo os prós e contras de cada uma e fazer aquela que se encaixa melhor na situação do cabelo, levando em conta o estado atual da saúde do fio. Deve-se sempre optar pela opção mais segura. Mas saber qual é a melhor opção, só a experiência dirá mesmo.

    Beijos e sucesso na carreira!

  21. nelma disse:

    nossa gostei muito parabens que DEUS te ilumine sempre.

  22. Amén Nelma! Muito obrigada pelo carinho.

    Beijinhos

  23. Vanúsia disse:

    Cecília,

    Muito grata pelo retorno. E mais grata ainda pelo maravilhoso esclarecimento.
    Que DEUS continue te abençoado para nos presentear com ótimos posters.

    Beeijos…

  24. alissecosta disse:

    muito tirou as duvida que tinha

  25. Dough disse:

    OIiie, adorei o post!! Me esclareceu mtas duvidas, mas eu ainda não esclareci uma duvida!
    É que mes passado eu descolori o cabelo (em casa, e sozinho), mas no meio do processo de aplicar o descolorante a luz acabou… puuft! e eu fiquei no escuro esperandu a luz voltar p/ tirar o descolorante e o pior é q eu nao tinha como ver como tava ficando e nem tava distribuido direito!! depois de 30 minutos a luz voltou, eu fui tirar o descolorante e vi o resultado: cabelo louro clarissimo nos lados, louro cobre em cima e louro escuro e claro atraz!!!!! eu enlouquecii!!!!!! meu Deus… E a vergonha de sair com o cabelo assim?! kkk Depois eu inventei de passar violeta genciana e até q ficou melhor, mas nao uniformizou e continuou colorido… Esse mes eu passei FioETon Marrom Avelã axando q iria cobrir o alaranjado… Me enganei!! kkk Ficou uma cor bonita, mas no sol fica meio cobre avermelhado e é muuuuuito feio! Eu gosto desse tom Marrom só q o reflexo não me agrada. Semana passada comprei uma outra coloração agora com tom acinzentado pq depois da burrada, é q eu fui descobrir que acinzentado tira alaranjado kk, eu comprei INNOVARE 6.1, e axei essa cor bem escura pq não gosto de cores escuras mas comprei. Quero usar apenas para neutralizar de vez o alaranjado e depois passar 7.1 por cima.
    VOCE AXA QUE A 6.1 VAI TIRAR O ALARANJADO DE VEZ? E VC AXA Q DEPOIS DE 15 DIAS SE EU PASSAR A 7.1 POR CIMA VAI PEGAR ??
    me ajude pf…
    Agradeço desde ja… *-*

  26. josiane disse:

    olá gostaria que voce tirasse minha duvida,meu cabelo é preto e sempre que tento clarear fica laranjado.Como faço pra ter meus cabelos dourados e hidratados.

  27. Olá Josiane!

    Você pode usar esta receitinha de banho de brilho que dei aqui, ela serve tanto para reavivar a cor dos cabelos no período de manutenção da cor, quanto para a matização de mechas, logo após a descoloração. Como você pode ver neste post de colorimetria, que para quebrar este alaranjado, você precisará usar o acinzentado, pq nele contém o pigmento azul que anula o laranja. Mas como você quer uma tonalidade de dourado, na receita de banho de brilho é utilizado metade de uma bisnaga de tonalizante, no seu caso, você usará duas bisnagas, pegue 1/3 de um tonalizante acinzentado, como o Richesse L’oreal 9.1 ou o 9.01 + 1/3 de um tonalizante de nuance dourada, como o Richesse L’oreal 9.30 ou o 9.13, ambos tem relexos dourados, e vão garantir o efeito que deseja, juntando as duas quantidades de creme de tonalizante terá que ser equivalente a metade de uma bisnaga. Daí você junta uma colher de Ox de qualquer volumagem, 1 colher de shampoo e uma xícara de café, misture tudo, vai ficar uma mistura homogênea, porém meio líquida, passe nos cabelos e deixe agir alguns minutos, geralmente uns 10 minutos já é suficiente para quebrar o alaranjado e conferir a cor que deseja. No link que te passei acima tem o passo a passo mais explicadinho. Você tanto pode fazer esta receita, ou apenas tonalizar normalmente esta parte do cabelo, para isto você usará toda a bisnaga de um tonalizante que tenha as duas nuances, como o 9.13, ou meia bisnaga de 9.01 + meia bisnaga de 9.3 junto com a emulsão reveladora Richesse L’oreal, passar nos cabelos e deixar alguns minutos.

    Ou ainda, você também pode usar o Keraton, neste post Tonalizando o cabelo com Keraton mostro as diversas tonalidades que ele possui, além do famoso Keraton Prata, no seu caso você poderia usar o Keraton Ouro ou o Keraton Coco Queimado, que são duas nuances lindíssimas de dourado. Dá uma olhadinha lá neste post tem um vídeo de mechas californianas tonalizadas com o Keraton Coco Queimado, fica aquele dourado queimado pelo sol sabe. O bom do Keraton é que além de tonalizar, ele trata o cabelo, e não possui química.

    Como respondo muitas perguntas parecidas com esta sua, luzes alaranjadas, neste post Como fazer luzes no cabelo? dou todo o passo a passo, explico detalhadamente como escolher os produtos certos, o descolorante ideal, a volumagem correta da água oxigenada, falo do tempo que o produto deve ficar nos cabelos, explico as duas técnicas mais usadas, que é a touca e a feita com papel laminado. Explico como fazer a matização, e ainda tem dois vídeos tutoriais. Cabelos pretos é normal abrir pro alaranjado na hora da descoloração, mas tem como amenizar este problema, dá uma olhada neste também, acho que vai te ajudar.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

  28. Oi Dough!

    Lendo seu comentário, fiquei com uma certa dúvida, você quer clarear novamente o cabelo ou apenas ter uma cor uniforme num tom de louro escuro?

    De uma certa forma você acertou em cheio em optar escurecer o cabelo, já que ele estava todo manchado das luzes mal sucedidas. Aqui no blog, sempre quando a situação tá muito difícil, como no seu caso pelo o que me descreveu, sempre aconselho a escurecer o cabelo para uniformizá-lo e a partir daí começar novamente o processo de clareamento fazendo luzes paulatinamente. Por que eu aconselho isso? Por causa de casos como este em que o cabelo ficou todo manchado e mesmo se a pessoa matizar essas mechas, não adiantará, pois o cabelo estava com muitos reflexos a serem neutralizados, como o seu caso, laranja, claríssimo, cobre… Essa, na minha humilde opinião, é a opção mais segura e mais fácil. Se você quer os cabelos claros novamente, te aconselho a não passar a 7.1, já que já passou a 6.1, e sim ir puxando luzes. Neste post Como fazer luzes no cabelo? mostro todo o passo a passo para fazer as luzes corretamente, desde a escolha dos produtos, o tempo de pausa, como analisar o cabelo durante o processo de descoloração para ver se ele está resistindo bem, as opções de matização e etc. Enfim, dá uma olhada lá, pois certamente irá te ajudar neste processo de clareamento, se este for o seu caso.

    Tem também estes três posts que mostro meus últimos retoque de luzes:
    Meu retoque de luzes
    Em busca das luzes perfeitas Parte II
    Em busca da luzes perfeita
    Tô te indicando estes posts pois quando resolvi passar a fazer luzes em casa, preferi começar do zero, então escureci meu cabelo com uma tinta 7.1 e depois fui fazendo luzes. Falando da minha experiência com esta tinta, não a usaria nunca mais e nem aconselho ninguém a usa-lá. Pois, apesar de ter reflexo acinzentado, ela na verdade tem um fundo meio acobreado, desbota horrivelmente para um dourado, um horror! Meu erro ao escurecer o cabelo foi na hora de escolher a nuance da tinta, fiquei com medo de escurecer muito o cabelo, e acabei comprando esta 7.1, quando na verdade deveria ter optado por uma nuance mais próxima da minha cor natural, que é castanho escuro, sendo assim teria que ter passado uma tinta 5. Porque o efeito que queria era ter o fundo na minha cor natural e por cima as luzes, pois com o crescimento da raiz, não teria tanto problema e ficaria mais natural. Quando você opta por um fundo mais claro do que o seu cabelo, você tem que pensar que terá que fazer a manutenção das luzes, fazendo sempre algum processo para desamarelar o loiro, e ainda terá que manter a cor do fundo, lembrando que ela desbotará também, e terá dois crescimentos de raiz, o da tinta e as luzes. Hoje sofro com o desbotamento do fundo, que sempre abre para um dourado meio cobre, além de ter que manter as luzes desamarelando-as. Sempre digo, cada cabelo é um cabelo, só posso dizer algo baseado na minha experiência, e foi esta que tive.

    Tirar o alaranjado tanto a 6.1 quanto a 7.1 tirará, pois ambas escurecem bem os cabelos, vai dar sim para uniformizá-lo. Agora o que você deve levar em conta é que elas tem sim este fundo meio acobreado, principalmente a luz do sol. Mas se você gostar da cor não terá problema algum, apenas terá que fazer manutenção da cor. Não vejo necessidade de passar as duas, parece que vc já usou a 6.1, se vc passar a 7.1 por cima, creio que não deverá fazer muita diferença, pois ela não é clara não, fica num tom de castanho claro.

    Para ter uma cor única sabendo que esta 7.1 tem um fundo meio acobreado, o que bons profissionais fazem é misturar tintas para se chegar a cor desejada. Mas é um pouco complicadinho de se fazer em casa. Deve-se fazer a mistura seguindo a teria da estrela de Oswald, como mostro no post acima. Você precisaria usar os reflexos acinzentado, irisado e o mate, para obter uma cor fria. Teria que ser feita uma mistura entre 7.1 + 7.2 + 7.7, com a mesma quantidade de cada uma para não puxar muito nem para um lado nem para o outro, e sim obter uma cor uniforme. Porém deve-se tomar cuidado pois nem toda marca de tinta tem a mesma numeração. Nem sempre o acinzentado será representado pela terminação .1, e isto dificulta um pouco este processo de misturar tintas para se chegar a uma cor perfeita e personalizada. Além de SEMPRE optar por uma tinta de uso PROFISSIONAL, estas tintas de farmácia são bem diferentes e não apresentam os mesmos resultados, tintas boas são da Alfaparf, Amend, Color Perfect, enfim, tintas profissionais.

    E por último, quando se tem um cabelo como o seu, que está cheio de pigmentos diferentes, pode optar por fazer um processo chamado decapagem, que é a eliminação dos pigmentos artificiais dos fios, é uma espécie de limpeza, é como se estivéssemos passando a borracha em tudo para começar do zero novamente. O problema é que é um processo bem agressivo, então se o cabelo não estiver saudável e resistente, ele pode danificar muito, ou até quebrar.

    Como vc pode perceber, cabelos sempre é uma questão complicada, tem que ser levado em conta todos os aspetos, todas as opções disponíveis e daí sim tomar sua decisão. Se puder, o ideal é buscar um bom profissional e conversar com ele, dizer qual resultado você busca e o que você deve fazer para chegar lá.

    Espero ter ajudado!

    Cecília Senra

  29. Dinah Dintof disse:

    bom dia, uso a tintura evolution da alfaparf 8·1, quero mudar para vermelho, pelo que entendi eu neutralizo o cinza com laranja, mas como? E uma tinta alaranjada que devo usar?

  30. vania aguiar disse:

    muito bom, estou terminando meu curso de cabelo, e estamos na parte de colorimetria, matei muitas dulvidas.amei.

  31. Que bom que gostou do post Vânia!

    Obrigada pelo elogio e pela visita.

    Beijinhos

  32. Olá Dinah! Neste caso não é necessário usar uma tinta alaranjada. Basta escolher o tom de vermelho e usá-lo. Você deve apenas prestar atenção na numeração da tinta. Como mostro no post. Fique atenta aos reflexos da tintura de acordo com a regrinha dos números, que postei aqui. Algumas opções de cores para você:
    6/45 Louro Escuro Vermelho Acaju
    7/4 Louro Médio Avermelhado
    7/45 Louro Médio Vermelho
    8/45 Louro Claro Vermelho Acaju
    Essas são algumas tonalidades de vermelhos da tintura Collor Perfec. Caso queira mais informações acesse o site da marca http://www.wella.com/pt-BR/koleston.aspx# Lá tem as tabelas com as cores.

    Beijinhos

  33. Dough disse:

    Obrigado Cecília, me ajudou bastante.. Eu passei sim a 6.1 e escondeu bastante o alaranjado, mas não 100%. vou usa-la novamente! dessa vez da marca Alfaparf (indicada por vc) e ver se tira de vez o laranja. Não quero mais passar a 7.1, meu desejo era ter um tom nem mto claro nem mto escuro tipo um marrom, só q o marrom é avermelhado e não gosto de vermelho e a 7.1 acaba desbotando rapido e tornando o cabelo beem cobre (ja usei a 7.0 e detestei!) então vou fazer isso, usar a 6.1 da Alfaparf e ver noq dá! Obgd pela ajuda linda! Bjs

  34. libania disse:

    Boa noite amada, estou fazendo um curso de cabelereira assistente e vc estar m ajudando mt no momento estou tento aula d colorimetria qnd eu achei este pagina agradeci mt a deus , q deus t abençoe sempre mt obrigada por vc existir um cheiro…

  35. Libania muito obrigada pelos lindos elogios!

    Fico muito grata por conseguir ajudar alguém com meus posts.

    Sucessos na profissão!

    Beijinhos

  36. Eduarda disse:

    Olá, ótimo post!
    Mas tenho uma dúvida, é o seguinte: meu cabelo ao natural é castanho claro/médio e eu estava com o meu cabelo acobreado, mas como estava muito manchado, dando muito trabalho e eu estava cansada da cor, querendo voltar pra algo mais natural, apenas com as pontas mais acobreadas, fui ao salão e ela uniformizou o meu cabelo com um tom de loiro mais escuro (não lembro a numeração) também para tirar o alaranjado, eu gostei, mas achei meio sem graça (e me arrependo de não ter deixado nessa cor que achei “sem graça”!)… então mudei os meus planos: eu queria a raiz mais próxima à cor natural e as pontas em algum tom de castanho mais claro, nada exageradamente claro e nem escuro igual à cor natural, pois bem, a cabeleireira fez mechas no estilo californianas e deixou a raiz mais escura mas as pontas ficaram muito (muito!) acobreadas novamente… fui em outro salão e pedi pra passar a 6.1, mas não pra deixar muito tempo pra não ficar escurão, o problema é que continuou praticamente igual nas pontas (já que ela deixou pouco tempo nessa parte, justamente pra não escurecer tanto) e sinto que na raiz virgem a 6.1 dá uma avermelhada e eu odeio isso! Então após contar a minha saga capilar dos últimos meses, gostaria de saber qual nº de tonalizante eu deveria usar pra tirar/amenizar esse acobreado do comprimento mas mantendo um pouco mais claro e deixar a minha raiz no tom natural sem ficar avermelhado? Obrigada!

  37. Fabiana disse:

    Cecilia
    Adorei seu post , mas ainda fiquei com algumas duvidas , eu tenho cabelo castanho escuro e tingi ele com 4.3 um castanho dourado , pq eu qria ficar com o cabelo mais claro puxando pra loiro , mas nao deu certo ele ficou meio vermelho e na raiz ta bastante vermelho , então pelo que eu entendi eu teria que usar alguma tinta com verde pra neutralizar o vermelho , mas que cor eu posso passar para ficar mais claro puxando pro loiro e neutralizar esse vermelho , pq eu estou tentando ficar loira , mas quero clarear gradativamente , estou mto triste com esse cabelo meio vermelho . Será que vc pode me ajudar ?
    Obrigada

  38. Olá Fabiana!

    Para neutralizar o vermelho, você pode usar alguma tinta que tenha o reflexo mate (.7), como as 6.07, 7.07 ou a 8.07 da Color Perfect. Todas estas colorações são mais claras que a 4.3 que você passou. Agora, quanto a clarear o cabelo, cabelos escuros, como os catanhos e pretos, não ficarão mais claros apenas com tinturas. Você pode conseguir uma cor mais clara que a sua natural, porém apenas alguns tons apenas. Primeiramente o ideal é você definir um tom de loiro como objetivo, considerando a cor de sua pele e se combinará com a sua fisionomia. A partir daí, começar a abrir tons gradativamente, até alcançar seu objetivo.

    Você pode optar por ir puxando luzes aos poucos, desta forma, você conseguirá clarear o cabelo gradativamente, e ficar loira. Sei que tem muita gente que não gosta de descolorir o cabelo, mas para quem tem cabelo escuro e quer ficar loira, não tem como fugir da descoloração. Só ela conseguirá abrir tons num cabelo escuro. Com tintura é muito complicado, pois elas não tem muito poder de clareamento, somente algumas, que são chamadas de super clareadoras, porém elas chegam no máximo num amarelo gema de ovo.

    Dá uma olhadinha neste post que fiz sobre luzes, caso queira optar por esta técnica.

    Espero ter ajudado! Obrigada pela visita e pelos elogios.

    Beijinhos

  39. Olá Eduarda!

    Para amenizar reflexos acobreados você precisa aplicar tonalizantes ou tinturas que contenham o reflexo cinza (.1). E para neutralizar reflexos vermelhos, utiliza-se tinturas ou tonalizantes com reflexo mate (.7). Como falei no post.

    Como, no seu caso, parece-me que você deseja neutralizar dois reflexos, o acobreado e o vermelho, você deverá então utilizar uma tintura ou tonalizante que contenha os dois reflexos neutralizantes, o cinza e o mate juntos, alguma com a terminação .17 o .71. Caso não encontre, você pode misturas duas tinturas, uma com cada reflexo, por exemplo, a 6.1 + 6.7. É só usar, em vez de apenas uma bisnaga de tinta, use metade das duas bisnagas. A quantidade da tintura deve ser igual, para que não puxe mais nem para um lado, nem para o outro.

    Espero ter ajudado querida!

    Beijinhos

  40. Alessandra disse:

    Oi querida,gostaria de saber quais as cores de tintas eu nao devo misturar para que nao de tons indesejáveis como chumbado por exemplo.sou cabeleireira mais ainda tenho duvidas.obrigada desde ja.

  41. Olá Alessandra,

    Vermelho + Azul = Violeta
    Amarelo + Azul = Verde
    Amarelo + Vermelho = Laranja

    Através do conhecimento desta regra da colorimetria podemos identificar que se jogarmos uma tinta com pigmento azul (tintas de nuances acinzentadas) num cabelo que está vermelho, pode-se obter o resultado de uma cabelo violeta.
    Dá mesma forma que se jogarmos uma tinta acinzentada num cabelo bem amarelo, pode acabar chumbando o cabelo e este ficar verde.
    Assim como, jogar uma tinta vermelha num cabelo amarelo, podemos ter como resultado um cabelo laranja.

    A melhorar maneira para se evitar tais resultados é estar atenta, não que seja EXTREMAMENTE PROIBIDO, fazer estas misturas, até porque se a pessoa está loira é quer ficar ruiva, tem como fazer esta transição sem que o cabelo fique laranja. O se queremos desamarelar um cabelo loiro, ou tonalizar as mechas descoloridas que ficaram amarelas, podemos sim utilizar um tonalizante loiro acinzentado, porém devemos ficar alertas ao tempo de pausa do produto, e ir vigiando a coloração em pequenos intervalos de tempo para não termos nenhuma surpresa desagradável. O melhor conselho que posso te dar é, vigiar a coloração, e caso perceba que o cabelo tá querendo apresentar um destes resultados indesejados, retirar o produto imediatamente.

    Espero ter ajudado! Sucesso na carreira! Obrigada pela visita.

    Beijinhos

  42. VERA LUCIA FAGUNDES disse:

    OLA CECILIA TD BEM SOU CABELEIREIRA RECEM FORMADA E TENHO MUITAS DUVIDAS DE COLORIMETRIA,COMO POR EX.EU FIZ UMA DESCOLORAÇAO EM UM CABELO PRETO NATURAL PARA FASER LUSES POREM ELE NAO ABRIU O SUFICIENTE PARA PLATINAR E PUXOU PRO COBRE NAO CONSEGUI QUE FICASSE NEM MESMO LOURO ESCURO,TIVE QUE COLORIR NOVAMENTE VC PODERIA ME DISER O QUE PODE SER FEITO PARA CHEGAR NO MINIMO EM LOURO MEDIO QUANDO PUXA PRO COBRE? OBRIGADO
    VERA,

  43. Olá Vera!

    Você se certificou de usar Ox de 40 e descolorante de uso profissional de boa marca como o Supermeches, Amend, Lightner, ou algo parecido? Deixou tempo suficiente? Pois normalmente não consegue-se abrir o cabelo escuro por causa destes erros comuns. Veja primeiro se não cometeu algum deles.

    Mas mesmo assim, alguns cabelos não abrem de jeito nenhum mesmo. Daí só descolorindo novamente para ver se abre mais.
    Dá uma olhada neste posts que acho que vai te ajudar:

    As luzes ficaram laranja! E agora?
    Como fazer luzes no cabelo?

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos e sucesso na profissão.

  44. Achei ótimo! Bom, me chamo Romário e quero pintar meu cabelo no tom Loiro Platinado. Meus cabelos são cacheados e fiz uma vez inteligente pra manter os cabelos “lisos” e uma vez por mês faço relaxamento e agora estou querendo pintar meu cabelo nessa cor por estar na moda. Já li muito sobre cuidados e riscos e seu post foi muito útil à mim, mas gostaria de dicas se eu posso fazer esse tipo de coloração sendo que faço relaxamento e fiz inteligente a alguns meses. Obrigado, aguardo a resposta atenciosamente!

  45. gi disse:

    adorei esta fantastico

  46. Andressa Guimarães disse:

    Oii,muito bom o Blog..
    Mas tenho uma duvida.
    Eu fiz mechas no meu cabelo mas elas ficaram um loiro puxado para o acinzentado,como faço para deixar ele num loiro mais dourado ? É só utilizar um tonalizante laranja ou não ?
    Se puder me responder,vou agradecer muito !

  47. Olá Andressa!

    Você pode usar o tonalizante da Richesse L’oreal 9.13 ou o 9.03 que conferirão este loiro dourado que você quer. Também pode usar o Keraton Trigo ou o Keraton Trigo, que são duas nuances douradas do Keraton.

    Espero ter ajudado linda!

    Beijinhos e obrigada pela visita e pelos elogios.

  48. Oi Gisele!

    Que bom que gostou. Muito obrigada pelo carinho e pela visita.

    Beijinhos

  49. Olá Romário.

    É um pouco complicado clarear cabelos quimicamente tratados. Primeiramente teria que saber qual química que vc usa, pois a única que é compatível com descolorações é o Tioglicolato de Amônia. Mesmo assim, com muitas ressalvas, pois as luzes devem ser feitas com descolorante para cabelos quimicamente tratados, os sem amônia, e com Ox de no máximo 20 volumes. O que significa que com estas restrições, fica meio que impossível de platinar os cabelos, dá para ficar loiro sim, mas platinado não.

    Eu mesma faço relaxamento duas vezes por ano, a cada seis meses, com Tioglicolato de Amônia. Antes eu só usava tonalizantes, no máximo um 8.1 ou 9.1. Quando quis fazer luzes, fui na cabeleireira que faz meu relaxamento, e foi ela quem começou a fazer. Primeiramente é preciso realizar um teste de mechas, o cabelo tem que estar muito bem tratado e resistente, para que não sofra muito com a agressão da descoloração. Mesmo assim ela me proibiu de usar descolorante comum e Ox maior que 30, pois podia quebrar meu cabelo que já estava meio fragilizado.

    Então te aconselho a ver qual química você usa no relaxamento. Se for Tioglicolato, procure um cabeleireiro para ver se o seu cabelo resistiria a uma descoloração, e se fizer as luzes, faça somente com descolorante sem amônia, tem da Amend e o da Yamá, que são muito bons, e use Ox de 20 volumes. Matize as mechas. Tenha paciência pois não abrirá muito logo de cara, trate muito seu cabelo com hidratações, nutrições e reconstruções.

    Agora, se por acaso a química do seu relaxamento for Guanidina, Hidróxido de Sódio, ou qualquer uma QUE NÃO SEJA TIOGLICOLATO DE AMÔNIA, ESQUEÇA a descoloração. Estas químicas não são compatíveis com colorações e se fizer, quebrará o cabelo certamente.

    Não resolva fazer nada nos cabelos sem antes consultar um cabeleireiro, ok. Se não der para clarear, tenha paciência. E mesmo que dê, vá com calma e com cautela, sem esquecer de tratar o cabelo sempre. É melhor ter um cabelo castanho na cabeça do que um loiro no chão né.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos e obrigada pela visita.

  50. Danny Antunes disse:

    Oiii, queria uma ajudinha…
    Meu cabelo estava virgem, a cabeleireira fez reflexo de touca, puxou pouco e ficou acinzentado…. não gostei,dai ela coloriu ele todo para clarear mais,pois teve receio de puxar novamente e o cabelo quebrar… usou 2 tons… louro clarissimo e acinzentado, fiquei muito loura. Quero fazer umas mechas inversas, que cor usar para não errar. Estou q nem a xuxaaa… não quero, gosto do cabelo mechado… me ajudaaa por favorrrr….

  51. Olá Danny.

    Olha este post que fiz sobre luzes inversas. Tenho certeza que irá te ajudar.

    http://belezaesperta.wordpress.com/2012/10/04/como-fazer-luzes-inversas/

    Obrigada pela visita.

    Beijinhos

  52. catia disse:

    muito bom mesmo estou fasendo curço de colorometria vai me ajudar muito

  53. o cabelo e preto colocou 634 e não pegou piguimentação do cabelosousa_fdl2hotmail.com

  54. ZOILA RODRIGUES disse:

    AMEI O POST. EU GOSTARIA DE SABER: PINTO MEU CABELO DE VERMELHO CEREJA A MAIS DE 8 ANOS, POREM EU QUERO MUDAR, GOSTARIA DE SABR COMO EU FAÇO. EU QUERO UM LOIRO CINZA MEDIO NA RAIZ E LUZES MAIS CLARAS NO RESTO DO CABELO. MEU CABELO E CURTINHO. TENHO 6.2 ANOS.

  55. ZOILA RODRIGUES disse:

    ESQUECI DE DIZER A RAIZ DO MEU CABELO NATURAL É CASTANHO ESCURO, POREM JA TENHO BASTANTE BRANCOS

  56. Olga Rodrigues disse:

    Gostei muito das explicações, pois estava com uma dúvida sobre minhas mechas e vc me esclareceu. Parabéns

  57. mariana bies disse:

    Olá, tava muito loira e nao gostava entao resolvi pintar tudo com 7.0 a cor na sombra ficou bem parecida com a minha natural mas no sol ficou super laranjo, entao pintei com 6.0 pensando q ia sair esse laranja mas nao saiu agpra quero saber se eu passar o 6.1 ou o 7.1 vai pegar?? Obrigada

  58. Gabi disse:

    queria fazer mechas roxas no meu cabelo, mas elas acabaram ficando escuras demais e a cor roxa só aparece com a luz do sol e olhe lá:(
    o processo foi o seguinte: meu cabeleireiro descoloriu as mechas e passou por cima a tinta amend violeta intensificador 0.2. será que, quando a cor desbotar, o roxo vai aparecer? agradeço se vc puder me responder! obrigadaaa

  59. Elizabete Almeida Pinto disse:

    Olá,Cecilia sou Cabeleireirá á pelomenos,08 anos,mas por motivos pessoais fiquei fora dá profissão uns 04 anos,então por esse motivo, acabei esquecendo de muitas coisas.A gora estou de volta á minha profissão que tanto gosto!!, sendo assim procuro buscar conhecimento atravez dos site: e acabei encontrando o seu, Olha quero diser que adorei todas as dicas que vc nos passa!continuarei lendo todas,por que tenho certesa que estudando com carinho todas as lisoes que vc e outros profissionais, passa á frente, pará mim será dé grande importancia.Que Deus te protejá e té conceda muita energia prá continuar esse trabalho maravilhoso. Obrigadá: Eu sou Elizabete Pinto. Moradora recentemente ná Cidade de Cascavel /Pr.

  60. Obrigada Elizabete pelo carinho!

    Beijos

  61. Oi Gabi.

    Toda tinta desbota e acaba abrindo para mais claro mesmo. Mas pelo que entendi, você queria mechas bem roxas, se não estiver correta pode me corrigir. Neste caso, ele poderia ter matizado as mechas depois da descoloração com a tintura Keraton Hard Color, dá uma olhadinha lá no site da Kert.

    Você pode fazer novas mechas e tonalizá-las com uma tinta fantasia, como esta que mencionei acima, pois ficam mais vivas as cores e creio que conseguirá o tom de roxo que você quer.

    Beijinhos

  62. Olá Mariana.

    Teoricamente para neutralizarmos o laranja, precisamos utilizar uma tinta com reflexo acinzentado, como falei no post. Sendo assim, para você neutralizar este laranja, teria que usar a 7.1 que contém o reflexo acinzentado que anularia o laranja. Porém, a 7.1 também confere aos fios, sob a luz do sol, um tom meio acobreado. E ela desbota também para esse alaranjado. Você pode tonalizar com o 7.1 para acrescentar o reflexo acinzentado e ir fazendo manutenção da cor usando o Keraton Prata, Magic Color ou o shampoo desamarelador da Alta Moda(Alfaparf), ele é bem pigmentado e matiza bem.

    Seja tonalizando novamente com a 7.1 ou não, tem que fazer a manutenção com produtos como os que citei acima. Cabelos escuros tendem a desbotar para o laranja, não tem como fugir disto. Apenas fazendo manutenções da cor dá para amenizar o laranja.

    Beijinhos

  63. Olá Olga, que bom que pude ajudá-la!

    Obrigada pelo elogio querida.

    Beijinhos

  64. Juliana disse:

    ola estou querendo muito escurecer meu cabelo , estou com o cabelo loiro meio mel , mais a minha raiz ja esta escura e meu cabelo tem pigmentação puxado pro vermelho. Posso passar um tom café ? obrigada

  65. Simone Mendes disse:

    Olá Cecília, adorei se post. Estou querendo mudar a cor dos meus cabelos e talvez você possa me ajudar. Depois de 1 ano tentando tirar o vermelho do meu cabelo enfim consegui deixa-lo loiro. Atualmente eu estou usando o loiro muito claro acinzentado, porém, a raiz e o fundo fica uma cor mais escura parecido com loiro mel e no restante dos cabelos onde eu fiz as luzes para ajudar a retirar o vermelho fica um loiro bem claro tipo loiro palha. Eu estou querendo deixar o meu cabelo todo cor de mel e fazer luzes douradas, qual cor de tinta eu tenho que passar para que ele fique todo por igual inclusive aonde ele esta muito claro? Bjuss!!!

  66. NINHA MENEZES disse:

    MEU CABELO FICOU AZUL O QUE FAÇO PARA CORRIGIR

  67. Iandra lima disse:

    olá, tudo bem ? bom meu cabelo sempre pintava de preto . depois dei um tempo , usei shampoo anti residuos saiu a tinta preta, e minha madrinha deu mechas pra ficar claro só que as pontas ficaram um pouco vermelhas. e em cima uns fios marron ou cobreado. quero deixar meu cabelo um castanho. posso usar o louro claro mate ? que cor ficaria ? me ajude!!!!!!!!!

  68. simony disse:

    Adorei aprendi muito mesmo ficou tudo mas claro pra mim amei……

  69. Danielle Trindade disse:

    Olá Cecília!

    Escureci meu cabelo e durante um bom tempo usei o tonalizante Casting 5,13, ficava num tom castanho bem escuro, mas ao final de 2 meses começava a avermelhar. Da ultima vez que tingi resolvi clarear, puxando pra um tom de marrom, a intenção era que ficasse num tom marrom escuro frio, então passei o tonalizante Richesse 6,23. Mas as coisas nao deram muito certo, após menos de um mês meu cabelo ficou com um tom bem castanho avermelhado violeta, bem diferente do que queria. Fui pesquisar e vim que o reflexo irisado faria exatamente isso, ainda mais no meu cabelo que sempre puxa pro vermelho já meu tom natural e o castanho médio. Analisando seu post entendi que preciso usar um reflexo ,7 e como nao quero escurecer estou em duvida em usar o Color Touch 7,71 ou 7,73. O que você acha?

    Bjs e obrigado.

  70. Roberta disse:

    Oi… Parabéns pelo blog! Meu cabelo tem como base o vermelho, bom foi o que me disseram, tenho muitos fios brancos.. desde os 15 anos… sempre mudo o ton dos meus cabelos… hoje esta com um acaju,queria colocar um marrom dourado, qual ton deveria usar… você acha que cobriria todo ele?
    Obrigada!

  71. Lane disse:

    tenho cabelo vermelho 4466 fiz mechas tentando retirar o vermlho nao deu certo torou meu cabelo e agora como faço p sair do vermelho… me ajude que voltar a ter mechas

  72. amei, tenho cabelos pretos mas por um vermelho mas nao quero descolori pois tenho o cabelo muito elastico oq posso fazer?

  73. miriam gertrudes de oliveira disse:

    “” Olá td bem , me chamo Miriam sou de Jacareí interior de sampa,, gostaria de saber como se chama um produto que tira a cor preta do cabelo sem prejudicar a estrurura capilar, pois ja ouvi dizer que é um produto importado como sa fosse um descolorante ,, mas é bem melhor , por favor se possível me ajudar ,, agradeço !!!

  74. Cristiane Medeiros disse:

    óla!!! Cecília tenho o cabelo castanho, antes erra vermelho só q ñ gostei dele escuro, o que fasso pra coloca-ló vermelho novamente sem agredi-ló ?? bj o seu blog é maravilhoso!! parabéns.

  75. olgajuliana disse:

    Olá!
    Seu post é perfeito.
    Mas como não quero errar, vou explicar o meu problema:
    Fiz essa escova sem formol e meus cabelos, que eram grisalhos com mexas grossas brancas, (eu amoooo) ficaram amarelo ou verde bambu.. Um tom assim. Gostaria de saber se então, usando a colorimetria, eu teria que usar um tom roxo. E abusando da sua boa vontade e experiência, vc me aconselha a usar uma tintura ou fazer banhos com creme branco e um pouco da tinta roxa?
    Eu quero deixá-lo o mais perto possível do que era.
    Obrigada pela ajuda, desde já!
    Abraços!

  76. thaty disse:

    cecilia, ameei seu post,gosto mto de mecher com kblos e to gostando mto da colorimetria.mais tenho uma duvida cruel,v c vc consegue me ajudar:
    a cor natural dos meus kblos era louro escuro,pintei meu kblo por 15 anos de preto azulado,de 1 ano pra k invoquei d mudar a cor dos kblos e descolori td de uma vezate fik bem loiro.usei a 7.7 e a 6.7 da solution color e ate fikou uma cor boa,mais teimei de mudar dnovo a cor e passei preto1.0 dnovo.descolori novamente pra usar a 0.6 da amend.passaso uns dois meses usando a 0.6,passei preto outra vez,e agora descolori pra voltar ao 7.7 inicial,mais meu cabelo ficou beeem laranja,entao resolvi passar um marro p v c quebrava um pouco do vermelho sem saber das regras da colorimetria,agora oq eu faço p tirar o vermelho alaranjado e deixar meu cabelo no tom louro natural???
    obs:o menos danoso possivel pq meu kblo ta bem elastico e judiado.

  77. Eliane disse:

    Gostei !! Agora gostaria do passo a passo de como fazer as mechas Blend…obrigada!!!

  78. Iraci Rocha disse:

    Olá faz 3 anos que eu só pinto meu cabelo de preto e gostaria de pinta de mel mais tenho medo que a tintura pinte só a raiz.oq eu faço…me ajuda beijinhus

  79. Fernanda disse:

    Oi Cecília, achei seu blog por um acaso na net e gostei muito, gostaria de saber se vc pode me ajudar…é o seguinte: a uns 3 anos atrás + ou – fiz luzes nas madeixas, lembrando que meu cabelo natural é puxado pra um 7.1, as luzes ficaram beem branquinhas ( na altura de um 12.1) e como a cabelereira puxou bastantão meu cabelo ficou extremamente quebrado (minha juba é beem fininha, imagina a caca…), como fiquei 3 meses sem pintar e detestando meu cabelo quebrado daquele jeito, resolvi tacar a tinta 12.1 no cabelo todo, pois bem, fiquei com essa nuance durante 2 anos, ficou beem loira pq além das luzes que ficavam mais evidentes eu matizava com violeta genciana e keraton prata (imagina), porém enjoei da cor pq meu cabelo tava muito seco (sendo que o meu natural é bem oleoso), decidi dar uma escurecida para dar um tempo de pintar e deixa-los da cor natural (ou proximo disso), so q eu passei um 10.0, o q não mudou muita coisa, desci pro 9.0, tbm não fez muita diferança… e taquei o 8.0 o que deu uma “leve” escurecia, mas q tbm não me agradou, tendo em vista q na parte das luzes não fez muita diferança pq estas ja estão muuuito claras, dai tiva a ilustre idéia de tacar um tonalizante 7.7 que escureceu horrores minha juba! a cor até ficou bacana (um marrrom), mas como é tonalizante, desbotou e na raiz ficou um marrom bem claro puxado prum loiro escuro, depois de uns 3 meses sem pintar, resolvi tacar tinta 7.7 (koleston) pra tentar deixar tudo marrom.. em vão, ficou tudo loiro, só que na raiz um tom e nas luzes outro… bem… ano que vem é minha formatura e gostaria de voltar a fazer luzes (mais bem pouco, não igual a primeira vez), mas ate la, queria dar um tempo de pintar a juba sabe… queria voltar para minha cor natural, o problema é que meu cabelo ta em 3 tons… o loiro amarelo (tipo 8.0, ou 8.1) da nuca pra baixo, um dedo de raiz de 7.1 (minha cor natural) e o restante um 7.7 bem desbotado, queria dar uma uniformizada nisso, tenho medo de passar um 6.2 para dar uma pré pigmentada e escurecer muito… me salva???sera que existe um método como vc passou pro Dough acima de misturar alguma tinta pra uniformizar tudo??? obrigada e o blog ta de Parabéns!! ;*

  80. Luciane disse:

    Adorei seu post me esclareceu bastante mas assim, meu cabelo da metade pra baixo ( o cabelo todo não são reflexos)esta com aquela cor de “agua de salsicha” quando desbota a tinta ( alaranjado) e fiz luzes por cima e estão amareladas e a raiz natural castanho escuro..não queria apagar as luzes, sera q faço essa mistura do 9.01 com 9.02 ou uso só o 9.01 pra cobrir o amarelo? ou tenho q tirar e fazer tudo de novo kkkk bj

  81. Luciane disse:

    ele esta legal do jeito que esta, só preciso uniformizar a cor, queria clarea- lo, mas pela tinta de baixo estou em duvida se vai resolver o tonalizante 9.02

  82. roberta disse:

    adorei ,muito bem explicado,eu quero saber como faço para tira o alaranjado do meu cabelo,mas esta laranja so na emenda do descolorido para o cabelo natural ,uns 3 dedos,e o resto ta claro,um loiro bem claro? eu fiz luzes rsrsr.

  83. Monique Souza Oliveira disse:

    Oi cecília adoro suas dicas. Tó com uma dúvida. Eu estou com os cabelos na cor loiro dourado, quero usar Keraton banho de brilho e gostaria de escurecê-los com um tom que ficasse marrom ou chocolate. Que tom devo usar? Me ajude por favor. BJS
    Monique Oliveira

  84. Livia disse:

    OI Cecília meu cabelo esta crítico p falar melhor detonado meu cabelo esta laranja e aunda por cima com 3 dedos de raíz escura( castanha escuro) gostaria de retocar as minhas luzes mas meu cabelo esta com queda e partindo. Acho q o mais sensato é escurece- lo e trata- lo pq faço progressiva. portier só q não queria escurecer mt, eu quero um marrom ou loiro escuro nada q puxe p o vermelho. Vc pode me dar algumas sugestões posso te mandar uma foto tb. bj Livia

  85. karem disse:

    oi bom tarde meu nome é karem meu cabelo era loiro claro e passei o marrom o que faço para tirar o azul do meu cabelo

  86. Christiellen Cecília disse:

    Tenho cabelo escuro, castanho quase preto, havia feito californiana, não gostei do resultado e pintei de preto novamente, mas a cada lavagem que faço ele fica com mais reflexos vermelho, gostaria de saber como deixar ele somente preto sem o avermelhado? Li posts sobre tirar o avermelhado com creme de tratamento com violeta, mas os posts eram para cabelos loiros, sera que vai dar certo com o meu? Se puder me socorrer rs ajudaria muito, obrigada !

  87. Dough disse:

    Oi, tudo bem? Eu gostaria de saber uma coisa…
    é que vou descolorir meu cabelo para pintá-lo de Marrom Dourado (7.7). Eu queria saber se tem como a cor ficar avermelhada ou alaranjada. Meu cabelereiro disse que o Reflexo .7 é chocolate e uma outra cabelereira disse que era mate. Estou na duvida.
    Obrigado desde já, aguardo a resposta.

  88. eu trabalhoa com vario tipos de marcas de tintas ,
    o que eu quero saber posso misturar a tinta igora com a tinta cor e tom , as duas sao compativel ?

  89. Francinildo disse:

    quero usa uma coloração 7,1 com ma 4,56 o que acontecera…..que cor eu vou obter?

  90. Andréia Barretto disse:

    adorei vc é muito experiente! parabéns pela dedicação e por ajudar a todos um grande bj, espero visitar sempre seu blog

  91. wellinton santos disse:

    Gostei bastante das dicas, trabalho c cabelo e quero investir nessa area

  92. Silvana disse:

    Estou usando 8.1, preparando meu cabelo para fazer luzes. Desejo fazer as luzes na cor 12.21 da alpha line, o qual gostei bastante, gostei do tom perola. Será que com a cor 8.1 de base chegarei ao desejado (tom pérola)????

  93. VILMA disse:

    AMEI O POSTE , UM CABELO NA ALTURA DUM 12 CLARISIMO PRA CHEGA NUM LOIRO ACIMZE

  94. Nubia Cristina Souza Brito Fontes disse:

    MARAVILHOSO! SUPER ESCLARECEDOR. AMEI! AMEI! TIROU MUITO DAS MINHAS DUVIDAS E QUE DEUS EM CRISTO, TE ABENCOE COM TODAS AS SORTES DE BENCAOS.

  95. thais santos disse:

    amor, me ajuda? Tenho o cabelo vermelho escuro e quero colocar ele meio loiro mas sem descolorir. Comprei uma tinta louro mel irisado e uma loiro mel normal uma numero 6.23 e outra 8.88. Daria certo?

  96. Roberta Bustamante disse:

    To desesperada , meu cabelo era lindo com reflexos fui a um profissional fazer californianas com o intuito de ter menos manutenção com a raiz . Pois o cabelo ficou metade preto raiz e metade loiro pontas com uma faixa divisória todo emborrachado , por favor me de uma dica do que fazer o cabeleireiro disse p eu voltar que ele vai fazer mechas escuras nas pontas . Mas o tom utilizado na raiz não condiz com minha cor de cabelo . To arrazada . Me de uma dica de como acertar . Muito obrigado !

  97. Muito bom,vc poder obter mais informações sobre como colorir seus cabelos!

  98. fernanda disse:

    ola Cecilia eu tinha mechas no meu cabelo ai fui e pintei ele todinho de louro clarisssimo acinzentado beuty color ai meu cabelo ficou alaranjado amarelado na raiz e nas pontas fazemos decapagem mas nao adiantou muito nao pintamos com o louro platinado de uma marca nova ai deu uma clareada no alaranjado mas msm assim ainda esta laranja o que faço??

  99. josy disse:

    muito esclarecedor. mais tenho uma pergunta tbém , fiz luzes no meu cabelo para poder tira um pouco o preto que estava nele agora meu cabelo esta com a cor mel na raiz e cobre nas pontas que vc pode me indicar a fazer. lir todos as dicas mas prefira que vc me oriente aaaaaa tbém tenho alisamento e usei produtos proprios para fazer o procedimento .o que vc me em dica

  100. Cássia disse:

    Primeiro obrigado pelo linda! Cecilia parabéns viu, sou cabeleireira mas tenho muitas duvidas sobre colorimetria tenho muito medo de fazer luzes, reflexos ou mudanças de tinturas mas com suas dicas acredito eu que conseguirei entender melhor sobre a estrela de osvald, que pra mim sempre foi um bicho de sete cabeça, mas como tudo que a gente faz com carinho surte um efeito, tai muita gente aprendendo com você, e oh fala sério hein ate nos cursos que ja participei eu nunca consegui entender tão bem quanto aqui com você.
    Parabens continue assim nos ensinando sempre, q Deus sempre abençoe seu cerebro pra que vc possa nos ensinar mais e mais . Beijos, beijinhos e beijões até a proxima vez valeuuuuu muuuito hein.

  101. valciria disse:

    oiiiee, tudo bem?
    Eu tenho os cabelos ruivos! quero mudar a cor para marrom…Quais os tons v q vc comentaria para mundar para coe marrom??bjins

  102. adria disse:

    oi..tinha os cabelos castanhos e resolvi colorir com um tom vermelho,mas nunca fica da cor q eu quero.agora ta vermelho meio alaranjado.gostaria de saber se posso descolorir por completo e depois colorir com o vermelho q pretendo..???por favor me responda antes q eu faça alguma besteira maior..obrigado!

  103. ana claudia ferreira oliveira disse:

    amei!!! muito seu post, so cabeleleira iniciante e tenho muitas duvidas nessa parte de colorimetria , entao nao vou mas perder vc de vista , seu post e bem explicado e quero aprender muito com vc conto com sua ajuda . bjs

  104. Amei vc é dez!bjus

  105. Alana disse:

    Oii Flor me ajudou muito, o cabeleleiro em que eu fui cagou no meu cabello…
    Fiz uma decapagem e ele ficou alaranjado meio acobreado e pelo que eu vi aki no seu canal
    ele deveria jogar o louro escuro acinzentado 6.1 E olha era essa cor mesmo que eu queria..
    E ele jogou loiro escuro acobreado ou dourado sei la e ficou laranja mesmo…

    Vou correndo consertar o erro…
    Muito Obrigada por suas dicas…
    Sucesso sempre pra vocÊ..
    Que Deus te ilumine e te abençõe…
    Beijao

  106. ana claudia ferreira oliveira disse:

    ola eu aqui de novo , quero fazer outra perguntinha que ficou no ar ,eu entendir que o 8 louro claro a virgula depois do 8 vem o 3 ,que e olouro claro dourado certo? agora 8,33 e que nao de pra entender mas esse 33 que fiaria louro claro dourado quente pq quente ,e a mesma coisa do 7,44 louro cobre intenso? me responda por favor quando estiver disponivel ok. bjs

  107. aldenia disse:

    Fiz mechas no meu cabelo descolori por cima de um tom marrom cresce minha raiz estou com quatro dedos de raiz natural coomo faço p retocar ou melhor o q retocar pimeiro mechas ou tintura?

  108. ANDRESSA disse:

    Oi Cecília o que vc esta fazendo é muito legal. Ajudando as pessoas que estão insatisfeitas com seus cabelos. Porque nos mulheres sabemos que cabelo é parte fundamental da alto estima da mulher. Gostaria da sua ajuda também. Meu cabelo estava loiro, so que decidi mudar e pintei de vermelho 666. Só que não gostei e pintei de castanho que é minha cor natural. Tres semanas depois o vermelho começou a aparecer. Eu não queria escurecer mais jogando o preto, queria saber se da de voltar pro loiro. DETALHE; MEU CABELO JA ESTA COM 3 DEDOS NA RAIZ DE CABELO NATURAL.

  109. Lily disse:

    olá tudo bem, por favor mi ajude to querendo fazer luzes e não sei a cor certa pro meu tom de pele que ê pele bronzeada e olhos castanhos claros. já pinto meu cabelos de louro desta vez pintei de louro claro acinzentado, gostei mas quero uma cor mais bonita sou apaixonada por louro.As cores que eu mais gosto são; louro platinados, mais não sei se combina com minha pele por favor mi ajude quero mudar meu visual e ficar mais jovem tenho 34 anos e qual corte combina com meu rosto tenho rosto redondo e não sei se conbino com corte curto. grata obrigada bjos….

  110. matizei o cabelo com 8.1 mas a cliente preferiu loiro cobreado posso tonalizar com 8.3

  111. Kamilla disse:

    Oi Cecília!
    Comprei uma tintura que prometia fazer luzes nos cabelos escuros(o eu ta chocolate), mas na verdade era pó descolorante com água de 20 vol. O resultado foi que o meu cabelo ficou totalmente alaranjado e no sol fica um cor de abobora. Gostaria de tingí-lo de louro mel, como faço pra chegar nesse tom sem precisar descolorir os fios?

  112. patricia disse:

    oi cecilia adorei o post ….viu tenho luzes no cabelo 1 fundo marron e luzes bem finas tonalizadas com richeses9,11 a anos uso assim amo ,mais de um tempo pra ca a richeses tem resecado de mais dai descobri o tonalizante celso kamura e ameiiiiiiiiiii vcs prescisam usar e otimo alem de tonalizar hidrata de mais uso na cor prat e e bem baratinho 18,00 reais da varias apicaçoes mais agora gostaria de tonalizar minhas luzes com um loiro bem platinado estilo adriane galisteu rsrsr que cor devo usar ? e que marca ? agradeço bju

  113. Adriani disse:

    Post perfeito !!!!! Amei e aprendi muiiiito, continue nos ajudando tá Beijo enorrrrme.

  114. claudiana disse:

    muito bom queria que vc tirasse uma dúvida eu tenho meu cabelo co 3 tonalidade diferente raiz na cor natural castanho claro. no meio alaranjado e nas pontas aquele loiro ja puxado para o branco o que fazer?

  115. sulmara Almeida disse:

    oi gostei muito das explicaçoes tudo muito bem detalhado mas gostaria de entender melhor quanto tempo deixo o verde no meu cabelo para tirar o vermelho esta com mechas vermelho acobreado quero voltar pro castanho escuro total nao quero deixar meu cabelo verde

  116. Ana Paula disse:

    Como faço para retirar pigmento vermelho do cabelo pintei de 4.66 e passei pela ultima vez castanho claro ainda fica com reflexos vermelhos, me arrependi que voltar a fazer luzes no tom loiro.
    Se passar agora 7.2 umas duas vezes no cabelo dá certo para tirar o vermelho e depois posso puxar luzes novamente.

  117. beth disse:

    Ola gostei muito do post meu cabelo eh castanho escuro e estou tentando fazer californianas de prima ficou laranja to fazendo bastante hidratacao o q vc me aconselha quero deixar platinado bjs aguardo resposta

  118. Jaqueline Franco disse:

    Cecilia, adorei seu post tenho uma duvida meu cabelo e um loiro bem claro, quase clarissimo como estou cansada quis puxar luzes inversas, fui na cabeleireira e fiz na cor castanho medio a cabeleireira puxou na toca o cabelo todo porem o resultado nao ficou legal meu cabelo ficou cinza ta muito estranho. O que posso fazer pra resolver esse problema??

  119. silvana angelica dos santos disse:

    Oi Cecilia! estou com uma dúvida. E q sou iniciante e tive uma cliente no meu Salão com o cabelo castanho escuro na raiz e loiro nas pontas. Só q não é só tem cabelos brancos> Como deixar loiro claro q é a cor das pontas do cabelo dela se brancos?

  120. luzia disse:

    estou fazendo curso de cabeleireira,ainda não cheguei em colometria mais ja estou pesquisando ,ouvi dizer q e muito dificil pelo q li aqui e muito difícil ..mais adorei as suas explicações.

  121. irani silva disse:

    tenho a raiz 5 e as pontas 1 preto , quero pinta-lós de vermelho como faço para deixa-los iguais sem manchar?

  122. alaff disse:

    tenho cabelo vermelho faz 4 meses quero tirar o vermelho e ficar loiro oq eu faco nao quero mais vermelho..me ajude

  123. alaff disse:

    que numeroa de tinta devo passar pra tirar o vermelho e comecar a ficar loiro?..

  124. yasmin disse:

    Olá gostaria de saber meu cabelo natural é castanho escuro, e pintei ele de muitas cores, e ele chegou a ficar verdade enfim… escureci ele mas ele clareou e a cor dele é um dourado, e queria pintar ele todo pra poder ficar de uma cor só,mas tenho medo que ele fique verde oque fazer?

  125. Ana Isabel Cecílio disse:

    Olá Cecília
    Sou portuguesa o que me dificulta a interpretação correcta de alguns dos termos utilizados.
    Ainda não li tudo com muita atenção mas a minha situação é a seguinte:
    O meu tom original de cabelo é castanho médio (nem escuro nem claro, apesar de ter sido loura em criança) com reflexos avermelhados (isto quando o meu cabelo era virgem) quando incidem os raios solares.
    Gostava de obter um tom um pouquinho mais claro, mas sem reflexos avermelhados, arruivados, acobreados, etc. Gostava muito, muito que sob a incidência da luz solar, os reflexos fossem beige ( dá para perceber o termo?), um tom mais neutro..
    Estou aplicar louro escuro ( antes da 1ª lavagem fica um pouco escuro), vai clareando gradualmente, mas ficando sempre mais arruivado, o que, me desagrada imenso.
    Não querendo abusar do seu tempo, fico a aguardar o seu precioso conselho.
    Beijinhos
    Ana Isabel

  126. suzana bione disse:

    Cecília vc foi ótima em seus assuntos sobre colorimetria, me ajudando bastante, pois sou uma profissional recente e tenho ainda muita dificuldades, revejo as apostilhas porém alguns termos específicos acabam me confundindo, que bom que achei vc. Deus te abençoe. Obrigada.

  127. chrystina da silva gomes iarema disse:

    Oi o meu cabelo é castanho claro, porém percebi que ele está avermelhado .Não gosto e nos salões que vou sempre querem colorir com preto. O que faço pra não ficar vermelho e ficar castanho claro? Se passar loiro escuro não fica avermelhado também. Obrigada Chrys.

  128. Cátia Amaral disse:

    Olá, estou querendo mudar a cor do meu cabelo (de novo!) e achei este teu post maravilhoso… Meu cabelo estava com luzes até o maio, em junho resolvi colocar um chocolate da Garnier, levei um susto pois meu cabelo ficou rubro, hehehe. Acabei acostumando, mas gostaria de voltar aos tons loiros. Devo usar uma tintura com final .1?
    Espero que me respondas!
    Abração

  129. oi me chamo gisele eu gostaria de saber para que serve as cores 11.0 12.0 13.0 me esplique por favor bjos

  130. romanadias disse:

    Olá Cecília, tudo bem? Me chamo Ivone. Estou terminando o meu curso de cabeleira e gostaria de lhe pedir um concelho. Antes de eu abrir o salão de beleza seria melhor eu trabalhar em um outro salão antes para eu adquirir uma experiência? Por quanto tempo?

  131. Thamires Vieira Villas Boas disse:

    Eu estou com o cabelo marron dourado, porém olho no espelho e vejo um leve alaranjado.
    não aquento mais…. Se eu jogasse uma tinta 7.1 ( loiro medio acinzentado) q é o que eu quero. Da certo????

  132. kelly disse:

    adorie !!!!

  133. kaike disse:

    ola gostaria de saber como decidir que prporção usar em determinado cabelo, ha uma logica para essa proporçao pode me indicar algum material de pesquisa mais completo. obrigado pelo post!!!!!!!1

  134. Ghisa disse:

    adorei!!! li do começo ao fim sem me cansar! tenho curso de cabeleireiro mais suas explicações
    são ótimas! parabéns e obrigado
    pelas orientações

  135. ola sou valeria estou adorado este blog estou fazendo curso de cabeleireira mas estou cheia de duvidas sobre cor tom e muaces ajude me

  136. Adalto disse:

    muito bom sou cabeleireiro e estou sempre procurando melhorar o meu trabalho foi otimo…

  137. muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito bom demais;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;o saber numca é demais,ja sou massoterapeuta,esteticista,depiladora,agora to cursando cabeleleiro.vc m ajudou muito.bjs muito obrigada,Deus t abençoe muito e q continui assim sempre ajudando o proximo

  138. Daniele disse:

    Oi !! To com uma duvida muito grande, meu cabelo ano passado era tingido com a tintura mel tabaco 6.88, aí com o tempo começou a ficar com aspecto laranja. Com isso no começo deste ano, usei o 5.0 para tirar, bom ficou escuro. Hoje tenho californianas bem nas pontinhas do cabelo, e o meu desejo seria ter o cabelo da cor natural, castanho medio com as luzes nas pontas, mas agora que está crescendo a raiz natural do cabelo, abaixo da raiz e no comprimento todo do cabelo está com uma cor cobre…o que faço, para ter meu cabelo castanho de novo, tirar esse cobre, meio avermelhado sem mexer nas luzes ?Estava pensando em usar richesse 6.1, o que acha ? Me ajude por favor..

  139. Joseano Mello disse:

    Ola !! Se o cabelo esta aproximadamente em 8.0 mais tem. 90 e 100 % de cabelos brancos o q faço?

  140. simone silva disse:

    adorei foi muito esclarecedor para mim. bjs,

  141. Elaine disse:

    Olá…
    Tenho uma pergunta:
    Tingi meu cabelo com uma tintura semi-permanente Casting Creme Gloss 426 (Borgonha) e agora quero pintar com uma tintura permanente Acajú, que neutralize o roxo Borgonha da que estou.
    Qual seria o número ideal para o meu caso? (quero que fique na altura de tom 6, nem escuro nem claro).

  142. Maria Luzia de oliveira disse:

    Pinto meu cabelo com a 8.1 e faço luzes por cima,…so que hoje fui retocar as luzes e descolori 2 vezes pra ficar mais claro com o pó da schwarzkopf e arrebentou muito,…o que me diz,…

  143. Tha disse:

    Meu cabelo ta num tom alaranjado, e na raiz tingido de castanho escuro, queria as mechas californianas num tom mel, teria que passar um 7.1 pra sair o laranja e tirar o manchado dele?
    obrigada

  144. Oi Cecília, estou platinando meu cabelo, mas quero chegar no platinado pérola, não acinzentado, porém meu cabelo é castanho escuro e agora tá meio amarelado do meio para as pontas e meio alaranjado na raíz… bem manchado… Eu costumo usar a VG para matizar, mas não está resolvendo, umas partes ficam roxinhas e onde tá mais laranja não interfere muito. Tenho 1/2 bisnaga e revelador do richesse 9.03, vale a pena eu passar? Seria melhor misturar com outro tom???
    Obrigada!

  145. sonia disse:

    Adorei as dicas!foi muito boa,fiz colometri mas ainda resta muitas duvidas bjs.

  146. jackelinne anjos disse:

    adoreiiiiiiiiii.ameiiiiiiiiii.me amareiiiiiiii. :)

  147. Elianyribeiro disse:

    Adorei as dicas estamos em constante aprendizado.obrigado

  148. Bianca disse:

    tenho cabelo natural castanho claro, mais sempre q retoco com tinta por causa do branco ele fica muito escuro e o louro escuro fica avermelhada. Como faço para conseguir um castanho claro próximo ao natural?

  149. Chris disse:

    Olá…estou com mta duvida em que devo passar no meu cabelo. Estava ha mto tempo usando castanho natural da casthing da L’oreal … Dps resolvi puxar algumas luzes que acabaram nao ficando boas (laranjas e avermelhadas) acabei indo em outro cabeleireiro e fiz umas Califórnianas q ficou um amarelão estranho para laranja… Então decidi pintar o cabelo para castanho passei o 5.35 da garnier nutrisse e ficou todo manchado o cabelo um tom bem avermelhado claro na raiz e nas pontas desbotou e ficou aparecendo as Califórniana … Quero passar um tom que deixa meus cabelos castanhos claros… Pode ate aparecer a Califórniana mas, que tira o tom avermelhado do meu cabelo… O q eu devo fazer??? Obrigada!

  150. Leandra Marques disse:

    Boa noite!
    Primeiramente adorei o post.

    Bom, meu cabelo era tingido de preto azulado a uns 6 meses, ele estava lindo de morrer. Tive a ideia de querer voltar a ser loira e fiz uma burrada.. Haha
    primeiro tentei descolorir e nada, passei o loiro escuro acinzentado e nada tbm. No outro dia pedi pra minha amiga puxar luzes, ela puxou , porem ficou amarelo alaranjado.. Horrvel. Passei o loiro clarissimo acinzentado nas luzes e continuou laranja. Ontem passei um marrom,dai ficou um vermelho alaranjado.. Rsrs
    hoje passei o castanho claro,e esta puxando pro laranja. Me ajuda!!! Se eu passar o loiro escuro acizentado fica normal? Rsrs … Ou melhor voltar pro preto?! Beijinhos e obrigadaaa!!!

  151. Bianca disse:

    Olá Cecília
    Após uma mistura que fiz de castanho claro com loiro escuro da casting meu cabelo ficou com uma tonalidade muito escura e não estou conseguindo clarear, conforme foto abaixo:
    https://plus.google.com/photos/110906020198296076608/albums/5934658941729329153

    Como desejo clarear decidi fazer uma decapagem e logo após colorir com a tinta Mate (castanho escuro acinzentado) da marca Alta Moda. Sei que com a decapagem ele já irá clarear e podendo até chegar a tonalidade desejada; porém tenho cabelo branco e o meu cabelo sempre puxa para cor avermelhado que eu não gosto, por isso escolhi essa coloração, acho que irá me deixar próximo a cor desejada, conforme link abaixo

    https://plus.google.com/photos/110906020198296076608/albums/5934660015271894705

    Eu não entendo do assunto, fiz isso baseada em suas informações e mais algumas.
    O que vc acha?
    Uma dúvida a coloração que irei comprar vem com OX 10v, vc acha melhor eu comprar uma Ox de 20v para cobiri os fios brancos?

    Obrigada pela ajuda, bjs e sucesso, pois vc explica muito bem :))))


E aí, o que achou do post? Comenta sua linda!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 859 outros seguidores