Hidratação, nutrição e reconstrução. Três passos para um cabelo saudável.

Muitas vezes no anseio de estar com um cabelo bonito e saudável saímos comprando um monte de produtos e acabamos não percebendo a diferença entre eles e sua real função. O primeiro passo para se ter um cabelo bonito e saudável é identificar suas reais necessidades.

É exatamente por falta desta análise do que seu cabelo realmente precisa, é que muitas vezes gastamos dinheiro com cremes e mais cremes e acabamos não ficando satisfeitas com o resultado. Ficamos morrendo de raiva do produto, e, na maioria dos casos, a culpa não é dele.

A primeira informação a saber é que todo cabelo precisa passar pelas três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A diferença é que uns precisam mais de uma etapa do que de outra, por exemplo, um cabelo com química (descoloração, alisamentos e progressivas) terá que ter mais reconstruções em tempos espaçados, do que um cabelo sem química, desta forma o cabelo com quimica terá que receber uma reconstrução uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, já um cabelo mais saudável, apenas uma vez por mês, mas hidratação e nutrição semanal deve ser regra para todos os tipos de cabelo, se você quiser um cabelo saudável.

A segunda informação a saber é que nunca se deve partir direto pra reconstrução sem que antes você tenha feito uma hidratação e uma nutrição nos cabelos.

Então vamos lá para as diferenças entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução:

  • Hidratação Simples – trata-se de uma reposição hídrica nos cabelos.
  • Nutrição Capilar – é uma reposição lipídica dos cabelos.
  • Reconstrução Capilar – é uma reposição proteica.

Você pode identificar qual produto se encaixa em qual função da seguinte maneira:

Hidratação

Hidratação com creme de massagem capilar simples. A máscara de hidratação não precisa ser cara e as baratinhas de farmácia cumprem muito bem esta função. As da Novex, da Seda e da Pantene, dentre outras, são excelentes para isso.

Nutrição

Produtos a base de manteiga de cacau, de cupuaçu, de Karité, tutano, óleo de argan, o óleo de abacate, de semente de uva e de girassol.

Reconstrução Capilar

Máscaras reconstrutoras são compostas por queratina, creatina, cistina, colágeno, aminoácidos e outras proteínas que irão selar as cutículas, diminuindo a porosidade dos fios, fortalecendo o cabelo e repondo a massa capilar.

Mas atenção, volto a frisar, você deve fazer primeiro uma hidratação simples com um creme para esta finalidade, depois uma nutrição, e só após, realizar uma reconstrução.

Vou passar um cronograma simples destas etapas:

1°Semana

Hidratação
Hidratação
Nutrição

2°Semana

Hidratação
Hidratação
Nutrição

3°Semana

Hidratação
Hidratação
Nutrição

4°Semana

Hidratação
Reconstrução

Depois que você sentir seu cabelo mais saudável, você pode diminuir a quantidade de hidratação, nutrição, mas a reconstrução é valido realizá-la pelo menos uma vez por mês.

Como identificar cada problema do cabelo?

  • Quando o cabelo precisa de hidratação – Quando ele está opaco e sem elasticidade.
  • Quando o cabelo precisa de nutrição – Todo cabelo precisa de nutrição, mas é fácil perceber que está na hora de nutrir quando os fios estão com muito frizz, sem peso e sem brilho A nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger os cabelos através de substâncias umectantes e emolientes.
  • Quando o cabelo precisa de reconstrução –  quando a estrutura da fibra capilar é danificada após procedimentos químicos, ou devido aos desgastes ambientais, ou  por causa do uso chapinhas e escovas, que resultaram em perda de massa capilar.

Aí vão algumas sugestões de máscaras:

Estas máscaras são sugestões e tem opção pra todo tipo de bolso, desde as mais baratas, com custo benefício ótimo, até as mais caras, que todos sabemos que realmente são ótimas. Mas não poder comprá-las não é desculpa pra ninguém deixar de cuidar dos cabelinhos, temos ótimas marcas nacionais que apresentam um resultado bacana também.

Agora que vocês já sabem a diferença entre hidratação nutrição e reconstrução, ficou mais fácil cuidar das madeixas né. Experimente pelo menos por um mês fazer o esquema das três que você notará sim uma diferença no seu cabelo.

A palavra chave pra saber se o que você está comprando vai ser útil, é ler o rótulo do produto, e através de seus componentes você conseguirá identificar sua função.

Me contem o que acharam do post ok!

E aí tem alguma outra máscara que não apareceu aqui que vocês indicariam?

Beijos e ótimo final de semana a todos que me visitam.

 

28 Comentários on “Hidratação, nutrição e reconstrução. Três passos para um cabelo saudável.”

  1. Amanda disse:

    Adorei o post, beijos

  2. Que bom que gostou! Volte sempre!

    Beijos

  3. fabiana disse:

    Muito Bom !!! já anotei tudo

  4. Que bom que gostou Fabiana!

    Volte sempre que quiser, aqui você encontrará muitas outras dicas sobre beleza.

    Bjinhos

  5. Eliane Vilela disse:

    Eu adorei as dicas. Muito boas, mesmo! Eu costumo usar os cremes de hidratação e de nutrição DOVE. Gosto muito dos resultados que ele proporcionam aos meus cabelos. Antes, meus cabelos eram , digamos, uma porcaria. Só essa marca de hidratante devolveu a saúde dos meus cabelos. Não que as outras marcas não sejam boas. Mas é que testei algumas das marcas mencionadas acima, mas sempre causavam aluma coisa de negativo no meu cabelo. A Dove foi a única que realmente funcionou para mim. Mas, varia de cabelo para cabelo, eu acho. Beijão e parabéns!

  6. Que bom que você gostou das dicas Eliane! Fico muito feliz com isso.
    Não sei exatamente o porque mas tem bastante tempo que não uso nada da Dove, são tantas marcas no mercado que fica difícil, às vezes tem marcas realmente boas que a gente esquece de comprar no meio de tantas opções, acho que é por isso que não tenho usado Dove ultimamente. As marcas citadas no post são apenas exemplos da função delas, para que dessa forma a leitora possa aprender a identificar sozinha a função de cada máscara de tratamento, se ela é mais hidratante, nutritiva ou se é uma máscara reconstrutora. Algumas já vem dizendo para que serve, outras não, daí, só analisando mesmo seus componentes para saber. Das citadas no post eu já usei Novex, Seda, Natutrat, Acquaflora, Banho de Creme da Bio Extratus, todas são muito boas, as da Novex em particular, depende de qual pote você comprar, o que eu mais gostei foi o de óleo de argan. Tirando as da Acquaflora que são realmente muito boas, as demais fazem mais efeito com o uso constante, são máscaras que você não sente tanta diferença já na primeira aplicação, mas com o uso, consegue perceber a melhoras dos fios. Tô pensando em experimentar a linha com Argan da Dove e ver se é boa, você já usou esta? O que achou?

    Obrigada pela visita viu!

    Beijos

    Cecília Senra

  7. alice disse:

    Amei!!! muito boa as dicas, e o melhor´é, quem não tem condições de comprar produtos caros, opta pelo mais barato, e consegue um resultado excelente! Parabêns.

  8. Obrigada pelo elogio Alice!

    Beijos e volte sempre.

  9. tati disse:

    oi,adorei sas dicas…fiz uma reconstruçao da redken semana passada que foi maravilhosa……no dia vc ja ve a diferença………mas agora queria saber se as hidrataçoes e nutriçoes….acimaq tem intervalos de qts dias?….
    agradeço a atençao desde jah……bjosssssss

  10. Olá Tati! Desculpe a demora em te responder, fiquei fora da internet durante o feriado.
    O intervalo de dias entre hidratação e nutrição depende de quantas vezes na semana vc lava o seu cabelo. Tem um programa de tratamento que vc pode fazer durante um mês e dá um resultado bem legal, nele vc lava o cabelo um dia sim e um dia não, daí vai intercalando, hidratação, nutrição e reconstrução respectivamente. Ficaria assim:
    1º dia de lavagem: Hidratação
    Pula um dia
    2º dia de lavagem: Nutrição
    Pula um dia
    3º dia de lavagem: Reconstrução

    Este programa é bom para cabelos bem danificados, depois que o cabelo já apresentou uma melhora, eu costumo lavá-los duas vezes na semana, pois meus cabelos são ressecados, Então faço assim:
    Meio da semana (geralmente quartas-feiras) – Faço hidratação
    Final de semana (geralmente aos sábados ou na sexta) – Faço uma reconstrução, seja estas com passos ou apenas aplicando uma máscara reconstrutora.
    Na semana seguinte troco a hidratação pela nutrição, vou sempre intercalando cremes diferentes nesta ordem hidratação ou nutrição, depois reconstrução.

    O intervalo vai depender da oleosidade do seu cabelo, cabelos oleosos pedem mais lavagens, cabelos ressecados pedem menos lavagens, sendo que não se deve lavar os cabelos todos os dias. O ideal é lavar um dia sim e outro não, principalmente cabelos oleosos, e para cabelos ressecados, pelo menos duas lavagens semanais.

    Beijinhos e espero que tenha te ajudado.

  11. Gracy disse:

    amei a dica !! voce eé um Maximoooo!!! bjooo

  12. Joseane disse:

    Eu adoreii!Não sabia o que era nutrição e nem reconstrução.Agora sei como cuidar do meu cabelo direito!Obrigada pelo post.

  13. Olá Joseane!

    Me deixa extremamente feliz saber que as leitoras do blog apreciam minhas dicas. É exatamente para isso que estou aqui, para incentivar as mulheres a se cuidarem e ficarem cada vez mais lindas, pois acho muito mais valioso uma dica compartilhada do que um segredo de beleza guardado só pra mim, assim construiremos um mundo mais bonito em que as boas informações estarão disponíveis a todas.

    Muito obrigada pelo carinho e pela visita.

    Beijinhos!

  14. Liss Martins disse:

    aprendi muito aki ….achava que sabia o que era hidrataçao e nem sequer sabia da existência da nutrição e recontrução …agora vou passar a pôr suas dicas em prática

    Muito obrigada

  15. viviane disse:

    Muito bom! continue colocando essas informaçao1 um bjuuu

  16. Esse site é muito bom, as informações são bem explicadas e bem escritas! ;)

  17. Denise Campos disse:

    ADOREI O SEU POST E AS SUAS DICAS GERAIS DO SITE! PARABÉNS!

  18. Hilma disse:

    Antes eu usava os kits mais caros do mercado para tratar meus cabelos. Não economizava. Mas, sinceramente, não via resultados satisfatórios. Parecia a história do shampoo de laranja…meu cabelo ficava um bagaço. E química neles. Resolvi, então, dar um tempo das químicas e tratar! Por acaso, como meu kit caríssimo-milagroso acabou, usei o kit baratin da minha mãe da Pantene (Reconstrutor)…kit m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! Comprei um pra mim, shampoo, máscara de resconstrução e condicionador. Pra completar comprei o óleo de argan da inoar. Toda semana faço hidratação nos meus cabelos com a máscara e alguma gotas do óleo de argan. Pronto! Meus cabelos estão super hidratados, macios, flops, brilhantes. Por onde passa faz sucesso! De onde eles vieram (super detonados) e onde estão, nossa! Agora voltei às químicas (quem consegue viver sem? ^^) e tô pensando em ficar loira…quem sabe? tô pesquisando pra não fazer tolices :D ….Obrigada pelas dicas!

  19. Adriana disse:

    Oi querida,adorei as dicas!!!Está bem declarado…Parabéns!!!
    Só me tira uma dúvida,compro um creme pra hidratação,um para nutrição e outro pra reconstrução,ou cada semana tenho que usar diferente?Tipo cada semana uso um creme de hidratação diferente e assim por dia???Obrigada!!!Bjão

  20. Carla disse:

    Adorei sua resposta, você foi detalhista e com palavras de fácil entendimento consegui assimilar direitinho o recado muito obrigada!

  21. Rose Lopes disse:

    Adorei as dicas! Vou experimentar seguir o programa. Tomara que d~e certo, pois meus cabelos estão precisando. Obrigada por compartilhar essas informações! Beijos e sucesso!

  22. Liliane disse:

    Ameiiiiii tdo !!!!
    Tava precisando desse socorro …hahaha bjnho

  23. Eliane Ferreira disse:

    Amei suas dicas, e o melhor blog que ja li sobre cronograma capilar. Obrigado bjim

  24. rosemary disse:

    Ola!antes de mais quero facilitar .vc pela dica que pra mim foi uma descoberta maravilhosa para o meu cabelo ressecado com quimica em transicao ha 6messes,desculpa a minha ingnorancia a nutricao=creme sem enxuague ¿? Bj

  25. sara disse:

    amei tudo quero fazer uma pergunta eu vou dar relachamento pela primeira vez o que vc mim indica

  26. luciana disse:

    adorei as dicas, agora vou colocar em pratica.

  27. luciana disse:

    posso usar o shampoo de uma marca e a mascara de outra? Mim indique
    uma mascara de hidratação e de nutrição da elseve…

  28. Evelin cássia disse:

    Caramba você salvou meus cabelinhos, feliz é aquele que passa seus conhecimentos pra ajudar os outros, muito obrigada, Deus te abençoe. beijooos :*


E aí, o que achou do post? Comenta sua linda!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 874 outros seguidores